Resumos

Instruções aos autores

Preparação dos resumos:

Os resumos devem obrigatoriamente abordar assuntos relativos a bovinocultura de corte como produção, reprodução, nutrição e forragicultura. Os resumos devem ser baseados em trabalhos de pesquisa ou extensão originais não previamente publicados ou aceitos para publicação. Adequados delineamento experimental e interpretação dos dados são essenciais.

O autor que submeterá o resumo é responsável por seu conteúdo e pela qualidade da preparação. NÃO SERÃO ACEITOS RESUMOS DESMEMBRADOS REFERENTES A UMA MESMA PESQUISA, POR EXEMPLO: “CONSUMO E DIGESTIBILIDADE DA MATÉRIA SECA E MATÉRIA ORGÂNICA” EM UM RESUMO E “CONSUMO E DIGESTIBILIDADE DA PROTEÍNA E FIBRA INSOLÚVEL EM DETERGENTE NEUTRO” COMO SEGUNDO RESUMO.

Título: Escrever em caixa alta.

Autoria: Serão permitidos no máximo sete (7) autores. Os nomes do autor e co-autores devem estar por extenso, sem abreviações. Separe os autores por vírgula, após serem chamados de forma numerada e sequencial em algarismos arábicos sobrescritos referente à instituição. Identifique também o autor apresentador com asterisco (*). (Ex. Samira Silveira Moreira*¹, Júlia Travassos da Silva²).

Instituição: Incluir as instituições, separadas por “ponto e vírgula” mediante chamadas numeradas sequencialmente, em algarismos arábicos sobrescritos, para indicar o endereço institucional. (Ex. 1Universidade Federal de Viçosa – Viçosa/MG ; 2Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte/MG).

Corpo do resumo: As limitações de espaço permitem envio de resumos de no máximo 3000 caracteres (incluindo espaços e pontuação). Estes deverão ser feitos em parágrafo único e sem subtítulos. Os resumos devem ser  informativos e redigidos de forma clara e direta, preferencialmente no pretérito perfeito. Deverão ser redigidos em português ou inglês. Todos os dados devem ser apresentados em unidades métricas. É importante apresentar os resultados principais, nomear toda técnica nova, incluir conceitos novos, conclusões e/ou recomendações práticas, caso pertinente.

Palavras-chave: Cada resumo deverá ser acompanhado por três (3) palavras chaves, separadas por vírgula, e não devem estar presentes no título do trabalho.

Durante as apresentações de pôster, os autores podem acrescentar dados mais recentes, obtidos após o envio dos resumos ou que não foram incluídos nos dados apresentados no resumo de forma a enriquecer as discussões.

 

Envio:

Cada participante poderá enviar até dois (2) resumos.

Todos os resumos deverão ser eletronicamente submetidos via internet através do link:

A data limite para a submissão de resumos é: 01/04/2024.

Não serão aceitos resumos enviados após a data limite e/ou enviados via e-mail, correios ou qualquer outro meio que não o sistema de submissão de resumos localizado em www.simcorte.com.br . Além disso, para que o resumo seja aceito, o inscrito deve estar com o pagamento confirmado no site de inscrições.

Parecer da comissão técnico-científica:

O autor responsável pela submissão poderá acompanhar a situação do resumo pelo próprio sistema de submissão. O parecer final se dará até o dia 15/04/2024. Os critérios para a aceitação ou rejeição irão incluir qualidade e pertinência do trabalho, originalidade, clareza e mérito.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através do e-mail simcorteufv@gmail.com.

 

Orientações para apresentação do pôster no XIII SIMCORTE: 

As apresentações devem ser baseadas em pesquisas originais, não previamente publicadas. Delineamento experimental e interpretação são essenciais. Todos os dados devem ser em unidades métricas.

O primeiro autor do resumo deve ser OBRIGATORIAMENTE o responsável pela apresentação do pôster.

Será disponibilizado 1 hora e 50 minutos na manhã do dia 24 de maio (08h às 09h50) apenas para apresentações de pôsteres. O local da apresentação será aberto às 07:30. O autor apresentador do trabalho deverá permanecer no local de apresentação durante todo o período previsto para exposição.

A área útil máxima do painel para apresentação dos posters será de 0,9 m de largura x 1,20 m de altura.

Todo material necessário para fixação dos pôsteres é de responsabilidade do autor apresentador. Sugerimos trazer material colante, como fita adesiva ou fita dupla face.

ATENÇÃO: Inscritos na modalidade online não poderão enviar pôster para apresentação presencial do resumo, e nem terão direito a participar de possíveis premiações.

Preparação:

MODELO DO PÔSTER (disponível aqui)

– Simplicidade e clareza;
– A parte superior do pôster deve incluir o título, autores e afiliações (título legível de 5 a 10 metros);
– Seu pôster deve proceder logicamente, com cabeçalhos indicando as seções: Introdução, Objetivo (s), Material e Métodos, Resultados e Discussão e Conclusões;
– Texto legível a partir de 1,5 a 2 metros (sugerimos um tamanho mínimo de 28, de modo a facilitar a leitura pelos participantes);
– Use fotos, tabelas, e/ou fluxogramas para ajudar o público a visualizar melhor os materiais e métodos utilizados e os resultados. Os gráficos e tabelas devem ter títulos, os eixos devem ser nomeados, e as unidades devem ser quantificadas;
– Conclusões devem fornecer ao leitor a sua interpretação dos resultados;
– O autor é responsável por trazer o pôster impresso no dia da apresentação.

Revise seu pôster antes de fazer a cópia final!